Patrimônio histórico: sobre o arquivo jornalístico na Biblioteca Municipal de Laranjal Paulista

Nos dias 11 e 12 de fevereiro fiz uma visita à Biblioteca Pública Profª Luiza Arruda para fazer uma pesquisa no arquivo de edições antigas de jornais e revistas de Laranjal.

Cheguei às 9:30. Perguntei à funcionária sobre o arquivo jornalístico. Ela, muito atenciosa, me mostrou o local: as edições estavam numa prateleira na sala principal, e uma boa parte dentro de uma caixa de papelão.


Aí ela acrescentou que as edições não estavam em ordem. Parece que não havia outro jeito: a solução foi começar a organizar por ano.


Ela com muita disposição me ajudou no processo. Começamos pelos anos próximos de 2000. Depois de avançar bem, ela me trouxe a caixa em que havia mais edições.




Conforme fui olhando enquanto a gente organizava, muitas coisas interessantes e curiosas foram aparecendo.




Certo momento, a funcionária teve de voltar para a salinha da recepção (que é o local do posto de trabalho dela), foi então a oportunidade que aproveitei para esvaziar a caixa inteira e organizar dos jornais por ano, de 2000 até 2010 ou 2011.


Quando terminei fui até ela e disse: "Achei algumas matérias que me interessava.... e eu acabei organizando a caixa inteira". Isso já era quase 11:30.

Os jornais então foram sendo colocados de volta, só que desta vez um pouco mais organizados por ordem de ano.


NOTE BEM: Não adianta a funcionária sozinha organizar o material uma vez que não há condições para ser devidamente separado e armazenado. Da forma que está, outra pessoa que for consultar vai acabar misturando e bagunçando tudo de novo.

Após eu ter terminado, a funcionária me levou a outra sala dizendo que havia mais material, mais antigo que estava guardado um ambiente mais recôndito. Abriu a porta e me mostrou uma pilha de material envolto num saco preto em cima de uma carteira escolar, guardado num local aparentemente úmido.

Ela removeu o saco para me revelar o material, e é aqui que eu quero chamar a atenção.


Este é o material mais antigo, datado da época do Jornal "O Comércio de Laranjal" e da emancipação de Laranjal (eu estimo cerca de 1910-1930).

Ela me disse que era uma pena um material tão antigo estar guardado daquela forma. Ela gostaria que o público tivesse acesso já que é a nossa história, mas não poderia deixar exposto como o resto estava, visto que era um material muito antigo, requerendo maior cuidado. Eu concordei com ela e disse que fez bem; perguntei se eu poderia tirar foto daquele material que estava guardado (é a foto acima).

Gostaria muito que o poder público municipal atentasse para a preservação o patrimônio histórico e cultural pela importância de se manter o testemunho material da memória coletiva e da identidade cultural. E saliento que Laranjal Paulista ainda não possui uma política de preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e histórico.

O material apresentado neste texto precisa ser melhor armazenado quanto antes e se faz necessário o exame e a digitalização do material para termos conhecimento do seu conteúdo e ser acessível ao público sem o risco de ser danificado. E eu me pergunto, será que temos conhecimento ou cópias daquele material mais antigo?

Sugiro a Prefeitura que entre em contato com o Arquivo Público do Estado de São Paulo. Eles fornecem o serviço de Assistência aos Municípios para preservação de documentos, algo que pode ser útil.

Curiosidade nº 1: a ideia de se preservar os arquivos da prefeitura e câmara municipal e de material relevante e de se criar um Museu Municipal vem desde de 1956. Sugiro a leitura do texto curto e interessante de "Arrolamento das fontes históricas de Laranjal Paulista e região circunvizinha".

Curiosidade nº 2: o nome que se dá ao arquivo de edições antigas de jornais e revistas é "hemeroteca".


Igor Eliezer
Arquiteto Urbanista
Participou da elaboração do Plano Diretor de Laranjal Paulista em 2005