Ideias

[NOTA: O site está sendo refeito. Haverá links e imagens faltando (versão site antigo)]

Nesta página estão algumas propostas e estudos que foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos, desde de 2004. Alguns foram ou se tornaram inviáveis com tempo.
  • Avenida Ligação 10/10 - Jd. São Cristóvão e melhoria de entorno
  • Proposta de intervenção urbana no Trevo do Bidico (SP-300)
  • Rodovia de Ligação Laranjal Paulista - Castello Branco
  • Reurbanização da Vila Zalla: melhoria de bairros urbanos
  • Operação Urbana "Novo Centro": prefeitura, terminal de ônibus e remodelação de praça e outros
  • "Por uma Tietê sem barreiras": Calçadão e Ciclovia (Trabalhos Acadêmicos)
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Avenida Ligação Rua 10 de Outubro - Jd. São Cristóvão e melhoria de entorno (2005-2018)

Foto aérea do local com o estudo (imagem: IGC)

[Este estudo está sendo refeito] Proposta de praça de lazer em área da FEPASA e de avenida para desafogar o trânsito de área central de Laranjal Paulista/SP.

Esta proposta se compõe de:
  1. Prolongamento da Avenida João Batista Marcon ligando a Rua 10 de Outubro (próximo do Escadão) até a Rua Donato Pastre (Jd. São Cristóvão);
  2. Implantação de praça de lazer no antigo triângulo ferroviário do pátio ferroviário;
  3. Recuperação do entorno e das Casas de Turma da Estrada de Ferro.
Ver situação atual: imagem aérea e mapa da área

avenida de ligação será um prolongamento da Avenida João Batista Marcon, desde a Rua 10 de Outubro (próximo do Escadão) até a Rua Donato Pastre (Jd. São Cristóvão), com o fim de criar uma alternativa para o trânsito que sobrecarrega a área central da cidade, visto que todas as vias principais, que eram antigas estradas rurais, se convergem para lá.

Hoje a Avenida João Batista Marcon se inicia na rua Ordele e termina na rua 10 de Outubro, formando um arco ao redor do Centro, mas é pouco usada. A ideia a longo prazo é prolongá-la até o Conjunto Habitacional João Roma e até o Bairro Bom Jardim próximo da pedreira desativada, conforme previsto no Plano Diretor.

praça de lazer foi proposta numa área ociosa onde se faziam as manobras dos trens, e mesmo vários trilhos já foram arrancados. Propõe-se a implantação de vários equipamentos de lazer para atender o centro da cidade, como um teatro ao ar-livre e parque infantil. Até mesmo uma parada para trem turístico foi proposta.

E com relação ao entorno, há as Casas de Turma da Estrada de Ferro Sorocabana (1940). É um conjunto de moradias antigas, algumas em madeira. Propõe-se a preservação e recuperação destes imóveis que poderiam receber órgãos públicos, hoje em prédios alugados, concentrando-os uma área no centro da cidade que poderia ser valorizada.

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Proposta de melhoria urbana no Trevo da SP-300 e entorno (2017)

Novo trevo e entorno
Novo trevo urbano da SP-300, interligando duas avenidas e urbanização de córrego em Laranjal Paulista/SP.

Proposta de intervenção urbana no Trevo do Bidico, em Laranjal Paulista, baseando-se na melhoria do trevo prevista no Estudo Viabilidade da Rodovia Mal. Rondon - Leste (baixar) para a concessão da SP-300 e seu acessos.

Uma ideia que vem se pensando há um bom tempo: um trevo novo interligando a Av. Pref. Hermelindo Pillon com Av. João Batista Baddo (para o Conj. Habitacional Carlos Vicente Di Santi), uma urbanização do canal do Rio Laranjal e resolve outros problemas do trevo antigo e acessos impróprios.

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Rodovia de Ligação Laranjal Paulista - Castello Branco (2013)


Saída de Laranjal para Rodovia Catello Branco, somente 6,8 km (via Abóboras).

Ao invés de propor uma rodovia de 21 km, propõe-se aqui uma rodovia ligando a Estrada Vicinal Vereador Giovani Costa a Rodovia à Rodovia SP-143 (Pereiras - Cesário Lange), que passa bem próximo do bairro rural Abóboras. Seriam necessários apenas 6,8 km.

Vantagens:
  • Distância curta: um terço em relação a uma rodovia em linha reta.
  • Aproveitamento de vias exitentes: já existem estradas de terra em terreno pouco acidentado, desapropriações minimizados A SP-143 é uma rodovia que leva diretamente à SP-280 - Castello Branco quase em linha reta.
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Reurbanização da Vila Zalla (2005-2004)

[Este estudo está marcado para ser refeito]
Estudo de Reurbanização na Vila Zalla e Bairro Pedro Pinto, Laranjal Paulista/SP.

Consiste de uma reurbanização de parte dos bairros Vila Zalla e Bairro Pedro Pinto onde há um longo histórico de ocupações, inclusive irregurares (ver imagem aérea do local). Este estudo foi concebido entre 2004 e 2005. Não foi precidida de um levantamento de dados, caso a caso, morador por morador, para balizar sua elaboração, então esta proposta fica aqui apenas como uma idéia, não como uma solução definitiva.

A proposta considera que o morador não deve ser deslocado do seu bairro. A idéia é preservar a rede de relações sociais, dos moradores, do comércio, e de suas referências culturais já construídas. Procura-se reordenar o traçado viário, prover áreas verdes, organizar o uso do solo, criar áreas para comércio. Também foi proposta uma passarela sobre a rodovia SP-300 e um loteamento/conjunto habitacional (parte noroeste da planta abaixo). Há ainda algumas propostas de expansão viária e para futuras expansões para Habitações de Interesse Social (AHIS).

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Operação Urbana "Novo Centro" (2005-2004)

[Este estudo está marcado para ser refeito] Nova Prefeitura, Terminal Urbano, Remodelação da Praça Armando Sales de Oliveira e Centro de Esportes e Lazer.

Esta Operação Urbana propõe: a remodelação da Praça Armando Sales de Oliveira, nova prefeitura a partir da existente, implantação de um terminal de ônibus e um centro de esportes e lazer (ver imagem aérea do local).

A Praça Armando Sales de Oliveira é hoje dividida em duas por um pátio de estacionamento (antigo pátio da rodoviária, já demolida) e um ponto de ônibus para qual todas as linhas urbanas se convergem. A ideia é unir a praça pela eliminação pátio de estacionamento, criando um espaço para os pedestres poderem transitar facilmente pelo local. Seriam previstos um ponto de taxi, baias de estacionamento e um piso elevado de 45 cm acima do chão que atuaria como um palco para pequenas manifestações culturais, palestras e apresentações ao ar-livre. O ponto de ônibus com todas as linhas seriam transferidos para um terminal de ônibus. As calçadas ao redor da praça seriam alargadas; em algumas esquinas, o leito carroçável seria estreitado para priorizar o pedestre e reduzir a velocidade dos veículos (veja a matéria Traffic calming).

A nova Prefeitura seria a expansão da atual pela incorporação de outros prédios públicos ao redor. A delegacia e posto de saúde seriam transferidos para outros locais; sendo estes transferidos, estas edificações passariam a fazer parte da prefeitura. Edificações improvisadas, "puxadinhos" e outDiversosras ampliações seriam demolidas, dando espaço para um trabalho paisagístico e de circulação para integrar os edifícios. Depois de um tempo, o antigo edificício da delegacia seria removido, e no lugar, uma prédio de dois pavimentos seria construído.

Isso é uma ideia de uma nova prefeitura aproveitando-se o prédio exitente, mas o ideal mesmo seria a prefeitura ganhar um novo prédio, que atendesse as necessidades operacionais e da população, locado próximo do centro da cidade e de fácil acesso, e esta idéia fosse dirigida para outros usos.

O terminal de ônibus seria implantado num antigo galpão de alvenaria de tijolos cerâmicos, próximo do centro. Este galpão seria adaptado e receberia tratamento para recuperar o seu estilo original na medida do possível que o novo uso permitisse. Seria feito abertura de vias para a circulação dos transportes. O local foi escolhido porque, além de ser uma edificação de porte, está próximo do Centro e possui acesso à vias importantes existentes e planejadas no Plano Diretor.

Ainda não seria o local ideal para um terminal. Outros lugares da cidade poderiam ser estudados.

O atual estádio seria transferido para outro local adequado (um centro olímpico), dando lugar para um Centro de Esportes e Lazer, disponível para a população, a qualquer dia, possuindo quadras poliesportivas, área para prática de skate, natação e outros. Não foi feito uma proposta detalhada, mas a idéia principal é converter um estádio em uma praça de esportes para toda a população usufruir a qualquer momento.

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