Palestra OpenStreetMap na Prefeitura Municipal de Santo André

 

Paço Municipal de Santo André

No dia 7 de novembro de 2019 foi apresentada uma palestra sobre o OpenStreetMap (OSM), a plataforma de mapeamento colaborativo, no Salão de Eventos Roberto Burle Marx, no Prédio Executivo da Prefeitura de Santo André, a convite do Grupo Gestor da Informação - GGI da prefeitura.

O convite enviado pelo GGI diz que "a parceria com o OSM pode ser vista pelo ponto de vista estratégico, por diminuir a dependência da Administração Pública de uma solução tecnológica específica, bem como pelo seu potencial para redução de custos."

Estiveram presentes funcionários da área de geoprocessamento e interessados da prefeitura de Santo André e de São Bernardo do Campo. A palestra foi bem recebida.

A parte principal da palestra foi feita por Thierry Jean, membro e divulgador do OSM, apresentado o que é o OSM, seu funcionamento, aplicações e potencialidades para prefeituras e órgãos públicos.

Seguiu-se então com Igor Eliezer Borges, membro-mapeador do OSM, que fez a apresentação "Mapeamento OpenStreetMap em 30 minutos" para demonstrar a experiência de mapear pontos de interesse (ex.: comércios, bancos etc.) nas ruas de um bairro de Santo André por meio de aplicativo de celular e o resultado no mapa.

Após as apresentações, ambos se dispuseram para responder perguntas dos convidados.



Fotos: Thierry Jean, 2019.

A prefeitura de Santo André já faz uso do OpenStreetMap no Centro de Operações Integradas de videomonitoramento (COI), no site Sistema de Informações Geográficas Andreenses (SIGA), no site Mapa Cultural (CulturAZ) e em plataformas GIS/SIG.


Mapeamento da Vila de Paranapiacaba no OpenStreetMap

No mesmo mês, o Núcleo de Informação (Grupo Gestor da Informação/Prefeitura de Santo André) cedeu o geoprocessamento da área urbana de Paranapiacaba para ser usado no mapa OpenStreetMap por Igor Eliezer Borges, que adicionou todas as edificações e aprimorou o mapeamento das vias e elementos históricos e turísticos da Paranapiacaba. 

A Vila Ferroviária de Paranapiacaba e o seu entorno são tombados como patrimônio de interesse histórico-ferroviário e ambiental pelo IPHAN e Condephaat, e como patrimônio mundial provisório pela UNESCO.

Paranapiacaba no editor JOSM

Links:


Este post foi publicado em 24/01/2023.