Onde está a praça mais próxima? Uma experiência para ver a oferta de praças na cidade

Onde está a praça mais próxima?

Quais são os bairros melhores ou menos atendidos por praças?

Isto foi uma experiência para ver a oferta de praças urbanizadas na cidade de Laranjal Paulista para um projeto de 1ª infância que estamos fazendo no Instituto de Tecnologias Geo-Sociais AddressForAll sob as diretrizes da inciativa Urban95.

Critérios

Consideramos o seguinte

  1. Partimos do ideal de que haja uma praça em até 5 minutos de caminhada para um adulto a pé como padrão.
  2. Praça urbanizada é aquela em que você pode visitar e ficar, isto é, a praça tem passeios pavimentados, é iluminada, e possui bancos e arborização.

Usamos um roteador desenvolvido pelo Instituto para Tecnologia de Geoinformação de Heidelberg (HeiGIT), Alemanha. Este roteador considera o traçado e as condições das vias; quanto pior for a via, mais tempo se leva para caminhar.

Para cada praça o roteador gerou um limite mostrando até onde se caminha 5 minutos. Isso mostra quais são as casas que estão perto ou longe de uma ou várias praças.

Resultados

As regiões com menos acesso a praças são: bairros ao norte de São Roque, Bairro Pedro Pinto e Vila Zalla (parte oeste), Jardim Europa (parte leste), Matadouro, parte baixa da Vila Conceição, parte do Panorama, Colinas e Bairro da Ponte.

As regiões com mais acesso a praças são: Centro, Jardim Joia do Tronco e Jardim Ambiental.

Alcance das praças pela cidade

Quadro mostrando a estimativa de população alcançada por praça:

Detalhes das áreas com menor atendimento por praças:

Região do São Roque

Região da Vila Zalla e Jardim Europa

Residencial Colinas.

Como tinha esquecido incluir a praça da igreja da Vila Toti, fiz um especial mostrando as distâncias de 3 e 5 minutos da praça.

Teste específico para a praça da Vila Toti/Jardim do Cruzeiro

Ideias para melhorar a análise:
  • Adaptar o roteador para considerar outras formas de deslocamento a pé, tais como, gestante, criança, adulto com criança de colo, cadeirante e idoso.
  • Criar um rank de praças conforme o quão equipadas estão.
  • Estipular se uma praça tem área suficiente para densidade demográfica da área atendida: X m² por habitante.
  • Localizar no mapa todos os domicílios/endereços, pelo AddressForAll.

E finalmente, por que Laranjal Paulista?

Laranjal Paulista está entre as cidades mais bem mapeadas no site OpenStreetMap e é objeto do trabalho Atlas de Laranjal Paulista, mantido pelo autor deste blog. 

As suas ruas estão detalhadas com dados sobre o tipo e qualidade de pavimentação, largura de leito carroçável, número de faixas de rolamento, se são mão-única, existência de calçadas e se são pavimentadas, iluminação, velocidade máxima (nas vias principais), existência de ciclofaixas, localização de faixas de pedestres e semáforos, se semáforos de pedestres e travessias são acessíveis etc. (Visualize o mapa e os dados aqui)

Também estão locados no mapa pontos de ônibus, bicicletários, banheiros públicos, assentos (em algumas praças), escolas, creches, UBS, parques infantis e vários pontos de interesse público.

Quando possível, o mapeamento de Laranjal Paulista no OSM é mostrado como exemplo de publicização de dados da cidade para outras prefeituras.

(Esta publicação é uma cópia do post no Facebook do autor. A data da postagem no blog é 06/02/2021)

Veja também