Igor Eliezer Borges recebe Título de Cidadão de Laranjal Paulista

No dia 23 de agosto de 2021, na 12º Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Laranjal Paulista aprova por unanimidade a outorga do Título de Cidadão do Município de Laranjal Paulista a Igor Eliezer Borges.

O título veio a ser entregue em sessão solene de 05 de outubro de 2022, durante Semana do Legislativo, dias antes do aniversário de 105 anos da emancipação do município.

O vereador Márcio Garpelli propôs a outorga do título pelos trabalhos relevantes ao município realizados ao longo de 20 anos, especialmente pela:

  • Produção e manutenção do site Atlas de Laranjal Paulista, uma enciclopédia na Internet da geografia e história de Laranjal Paulista, atendendo de forma aberta e gratuita pessoas que procuram conhecimento sobre o município;
  • Mapeamento completo de Laranjal Paulista no projeto OpenStreetMap, o site global de mapas, permitindo que pessoas, sites e aplicativos possam ter o mapa do município gratuitamente;
  • Participação no plano diretor de 2006, ajudando no levantamento de dados do município e na realização das audiências públicas na Câmara;
  • E pela publicação de vários textos sobre gestão municipal dirigido ao público, tendo como objeto o município.

Segue um trecho da Justificativa do Projeto de Decreto Legislativo nº05/2021:

Como a sua maior contribuição ao município, elaborou e mantém o Atlas de Laranjal Paulista, uma publicação da geografia e história do município e que reúne textos, dados, fotos e mapas de Laranjal Paulista. O projeto deste atlas se iniciou por volta de 2001 e vem sendo editado até o presente. Este projeto não foi publicado como livro, como planejado inicialmente, mas as informações e mapas produzidos foram incluídos no Plano Diretor de 2006. Nos anos seguintes, o Atlas, juntamente com todo o material do Plano Diretor, é publicado na Internet (pelo endereço www.igoreliezer.com/atlaslp) e desde então tem servido como uma Wikipédia dedicada ao município, atendendo de forma aberta e gratuita a estudantes, pesquisadores e curiosos que procuram material sobre o município.

Realizou de forma voluntária o mapeamento do município no projeto OpenStreetMap, o site global de mapas (disponível pelo endereço osm.org), permitindo que qualquer pessoa, empresa, entidade ou órgão público possa acessar e utilizar mapas e dados cartográficos do município de forma aberta e gratuita. O mapeamento, iniciado em 2017 e continuando até o presente, contém o sistema viário, edificações, praças, vegetação, hidrografia, bairros e grande parte dos pontos de interesse público, turístico e comercial do município. Este trabalho já foi apresentado a várias prefeituras do país como exemplo de mapeamento e publicação de dados cartográficos e de planejamento urbano.

Também realizou um levantamento fotográfico e de dados de nosso município que foi disponibilizado no Atlas de Laranjal Paulista e na Wikipédia, podendo qualquer interessado usar gratuitamente o material, requerendo para isso apenas a citação da fonte e autoria.

Colaborou com a realização das audiências públicas da equipe técnica do Plano Diretor de 2006, da qual fez parte, e escreveu textos sobre gestão municipal dirigido ao público não técnico, tendo como objeto o município de Laranjal Paulista.

E é por essas razões que julgo ser o Ilustríssimo Senhor Igor Eliezer Borges merecedor do Título de Cidadão Laranjalense e peço aos nobres pares o apoio para aprovação do presente projeto.


--




---