Workshops OpenStreetMap para o State of the Map Brasil 2023

No dia 30 de setembro de 2023, Igor Eliezer realizou dois workshops online no evento State of the Map Brasil 2023 (SotM/BR) promovido pela Universidade Federal do Paraná.

Logo do evento State of the Map Brasil 2023

O 1º workshop de capacitação foi “Melhoria do OSM com mapas oficiais libertados pela AddressForAll”, como representante do Instituto de Tecnologias Geo-sociais AddressForAll.

Nesta oficina foi apresentado instruções de como acessar e baixar arquivos shapefile de prefeituras com o objetivo de verificar de nomes de ruas e eixos de ruas com o mapa OSM. Foram feiras demonstrações de verificação prévia dos mapas na plataforma ArcGIS da Esri, interpretação de metadados no repositório de arquivos, e formas de verificação com o mapa OpenStreetMap. (Material disponível possível graças a patrocínio corrente da Esri com a AddressForAll.)

O 2º workshop de capacitação foi “Divisas administrativas OSM no iD e JOSM”, já aqui como mapeador independente. 

(o trecho da oficina começa aos 52:20)

O objetivo desta oficina foi instruir a traçar divisas de bairros, distritos e municípios nos editores de dados geográficos do OpenStreetMap, com as etapas:

  1. importância e função das divisas no OSM;
  2. exposição básica sobre a divisão administrativa no município e a quem compete defini-las;
  3. explicação sobre materiais de apoio, como mapas e leis/decretos, quanto a uso, interpretação da lei, técnicas cartográficas, cuidados e erros comuns;
  4. Práticas no editor iD e JOSM.

Os workshops, dentre outras atividades (confira o website do evento abaixo), foram promovidos pelo Laboratório Geoespacial Livre/Projeto Mapeadores Livres da Universidade Federal do Paraná.

Mini-bio profissional de Igor Eliezer

Formado em arquitetura e urbanismo (CEUNSP), com pós-graduação em Legislativo, Território e Gestão Democrática de Cidades pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Atuou na construção civil, desenho, cadastro urbano, geoprocessamento, planejamento urbano, ensino técnico profissional, programação e legislativo, na iniciativa privada e poder público.

É mapeador OpenStreetMap desde 2017 e autor do Atlas de Laranjal Paulista. Atualmente presta serviços ao Instituto de Tecnologias Geo-sociais AddressForAll.

Links: